Por Vitor Garcia
24 de outubro de 2022Rede Shibata adere à criptomoeda Wibx e impulsiona negócios
Executivo da empresa dá dicas para gestores de supermercados que pretendem usar essa forma de pagamento
O mercado brasileiro está em sétimo lugar no ranking global dos países que adotam as criptomoedas, mas é o primeiro em relação aos seus vizinhos da América Latina. O estudo Global Crypto Adoption Index 2022, feito pela Chainalysis, mostra empresas do setor bancário começando a oferecer serviços relacionados ao mercado cripto e o mesmo acontece no varejo.
Este ano, a rede Shibata anunciou a adesão da criptomoeda Wibx como forma de pagamento para as compras e, segundo o gerente da empresa, Jefferson Marques, as vantagens que a novidade traz para a companhia são inúmeras. ?Cashback nas compras, fidelização de clientes, adequação para o metaverso, que é um caminho inevitável para as marcas e que impulsionam a reinvenção dos negócios?, aponta.
Segundo Marques, a participação das criptomoedas no faturamento anual da empresa ainda não compõe o percentual porque o projeto está em fase inicial e ?apesar de sermos o primeiro Supermercado a aceitar criptomoeda Wibx, está sendo muito natural e simples a utilização dessa modalidade de pagamento. O principal desafio está sendo atingir o perfil de clientes da melhor idade, que ainda preferem fazer o pagamento em dinheiro?, diz o gerente da rede Shibata.
Conhecimento em cripto e foco no lucro
Para o executivo, antes de começar a usar criptomoedas como forma de pagamento, os gestores de supermercados devem considerar alguns aspectos principais. ?O câmbio das criptomoedas, o processo de compra e venda, assim como transformar a criptomoeda em moedas fiduciárias, como Real, Dólar e Euro?, alerta o gerente.
De acordo com Jefferson, os supermercadistas não podem ignorar as implicações fiscais dos investimentos feitos em criptomoedas, principalmente porque elas impactam o desempenho da operação. ?É importante entender sobre todas as taxas envolvidas nas operações de criptomoedas, como corretagem, saque, depósito e transferências. Lembre-se de que economizar em taxas pode aumentar seu lucro", conclui.