Por Vitor Garcia
22 de junho de 2023Startup apresenta o sistema de carregamento de celulares para carrinhos de supermercado
A Hórus Charge desenvolveu um programa por indução para ser instalado em restaurantes, bares, hotéis e quadras esportivas
A Hórus Charge é uma Startup de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que desenvolveu um sistema de carregamento de celulares por indução para ser instalado em restaurantes, bares, hotéis e quadras esportivas. A empresa é constituída de dois parceiros; Neusa Ribeiro, CEO e representante legal; e Álvaro Menezes, diretor de marketing e tecnologia.
A partir de Pontos de Carregamento por indução fixados nas mesas ou em formato de prateleiras na parede, a Startup criou uma solução que resolve tanto o problema do cliente (que se vê obrigado a procurar uma tomada, ou pedir ao garçom para carregar seu celular no caixa), quanto o problema do proprietário do estabelecimento (que frequentemente acaba sendo incomodado por alguém pedindo para carregar o celular).
A partir disso, a empresa percebeu uma outra necessidade; quando uma pessoa está comprando em um supermercado, e fica sem carga no celular, acaba tendo que interromper as compras e ir embora. Isso porque não pode ficar incomunicável, ou porque precisa contatar alguém para conferir a lista ou decidir o que comprar para o jantar, por exemplo.
Assim, adaptaram os pontos de carregamento por indução de modo à fixa-los em um carrinho, resultando no Sistema de Carregamento de Celulares para Carrinhos de Supermercado. Para que todos os clientes possam ser contemplados (mesmo os que tenham celulares mais simples), o carrinho ainda conta com um cabo de 3 pontas, para que todos possam usar.
Os cabos passam por uma canaleta de modo a impedir que sejam removidos, cortados ou quebrados. Na parte inferior do carrinho, fica uma gaveta contendo a bateria que concentra a energia. Todas as peças são feitas de acrílico, alumínio e PetG, e parafusadas ao corpo do carrinho, resultando em um equipamento resistente à impactos, água ou vandalismo. Comercialmente, o produto também carrega uma grande inovação, pois os pontos de carregamento no carrinho tem um espaço reservado para publicidade. O carrinho com carregador pode ser vendido pelo fabricante como mais um produto do seu portfolio, ou o sistema pode ser instalado em carrinhos que já estejam em loja, pois pode ser adaptado à qualquer modelo de carrinho.
A empresa busca uma parceria com um fabricante de carrinhos que queira investir para ter a exclusividade na produção e sua marca vinculada à essa inovação. Também busca investimento de um supermercado que queira aparecer na mídia a ter um carrinho com carregador em loja, e ser referência para visitação e demonstração dos primeiros exemplares.