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Tecnologia
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Por Redação
23 de agosto de 2024

Tecnologias inovadoras redefinem corredores e potencializam vendas de supermercados

Consumidores valorizam cada vez mais a experiência e especialistas destacam uso de ferramentas certas para redes do varejo

A jornada do consumidor no supermercado deixou de ser somente um passeio pelos corredores e hoje é um dos pilares para as redes e suas operações. Para acompanhar essa demanda, o varejo está apostando em tecnologias que otimizam a disposição dos corredores, personalizam o atendimento e transformam a jornada de compra.

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Nesse contexto, a tecnologia e a automação despontam como as grandes aliadas do varejo, tanto físico quanto online, para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. No varejo físico, tecnologias como sensores, RFID, câmeras inteligentes, painéis digitais, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) estão revolucionando a experiência do consumidor nos corredores das lojas.

Segundo Patrícia Cotti, professora da FIA Business School, essas tecnologias são fundamentais para entender o comportamento dos clientes, otimizar a circulação e aumentar a eficiência das operações.”Os sensores e as câmeras inteligentes monitoram o tráfego de clientes e analisam padrões de comportamento, enquanto a análise de dados com inteligência artificial permite identificar áreas de alta rotatividade, produtos com baixo desempenho e oportunidades de merchandising. A otimização do estoque e a personalização da experiência são outras vantagens trazidas pela análise de dados”, destaca Cotti.

Automação no e-commerce de supermercados

A professora acrescenta que AR e VR possibilitam a visualização de produtos em 3D, simulações de ambientes e experiências interativas, tornando o processo de compra mais envolvente e imersivo. “A realidade aumentada, em particular, permite aos clientes visualizar produtos em tamanho real em seus próprios ambientes, auxiliando na tomada de decisão. Já a realidade virtual é utilizada para testar diferentes layouts de loja antes de sua implementação, reduzindo retrabalho e melhorando a eficácia do merchandising”, ensina.

No e-commerce, a automação desempenha um papel crucial na melhoria das operações e da experiência do cliente. Felipe Rodrigues Pereira, fundador e CEO da Enviou, explica que a automação no marketing de e-commerce é extremamente positiva, especialmente para supermercados. Ferramentas que calculam o período de recompra de produtos e emitem comunicações inteligentes podem aumentar significativamente o faturamento ao estimular a recompra e a fidelização dos clientes.

Pereira destaca ainda que a automação resolve diversos desafios no e-commerce, como a recuperação de carrinhos de compras abandonados e a personalização da comunicação. “Ao segmentar o público com base no histórico de navegação e compras, o e-commerce pode criar uma comunicação mais personalizada e assertiva, aumentando as chances de conversão”, afirma.

De acordo com o CEO da Enviou, as expectativas para o futuro da automação incluem a implementação de inteligências artificiais cada vez mais sofisticadas, que aprendem com o comportamento dos usuários e oferecem comunicações mais assertivas. “Além disso, a integração das lojas físicas com o online deve se intensificar, proporcionando uma experiência de compra mais completa e personalizada”, completa Felipe Rodrigues Pereira.

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