Por Vitor Garcia
15 de março de 2023Aplicativos de mensagem são o meio mais usado para apoiar as vendas online
Estudo da Nuvemshop aponta que 89% dos lojistas do e-commerce já investem em ao menos uma rede social para alavancar vendas
De acordo com o estudo NuvemCommerce 2023, realizado pela Nuvemshop - plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina -, a maioria das pequenas e médias empresas online (89%) já utilizam as redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de mensagens instantâneas são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o Instagram Shopping (67%).
Quando o assunto é a divulgação de conteúdo de marca, as redes sociais seguem com grande destaque. Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%).
?Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021 apenas 13% dos lojistas usaram o TikTok para criação de conteúdo e em 2022 este número subiu para 33%. A tendência é de crescimento, visto que a preferência por vídeos curtos segue aumentando ao redor do mundo?, comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.
De acordo com o relatório Transformação Digital na América Latina, da Atlantico, em 2022, os brasileiros passaram 20 horas semanais no TikTok e 16 no Instagram. ?Por conta do grande uso das redes sociais pelos consumidores, é importante que o lojista consolide sua marca nesses espaços. Quem não está presente está perdendo potenciais clientes para concorrentes e deixando de estar em contato com os clientes que já conhecem a marca?, complementa o executivo.
WhatsApp para relacionamento com o consumidor
A pesquisa da Nuvemshop também destaca a importância das redes sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano, 94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente. ?O uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e que deve ser aproveitada pelos lojistas. Por meio de integrações com as lojas virtuais, automação e chatbots é possível otimizar essa jornada, o chamado conversacional commerce, aumentando as taxas de conversão e diminuindo o abandono de carrinhos?, aponta Pedroso.
Marketing de influência também é destaque entre as PMEs online
Outra tendência crescente mostrada pelo estudo é o marketing de influência por meio de campanhas com influenciadores: apesar de 41% não utilizarem a estratégia ainda, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023.
Já em relação a campanhas pagas e anúncios, o estudo aponta que a maioria dos lojistas (60%) investe até mil reais por mês em tráfego pago, sendo 67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.