Por Redação
14 de maio de 2024Área de descompressão é tendência de layout vencedor
Estratégia destacada durante congresso agrada clientes e aumenta eficácia de loja
Priorizar a conveniência e
a experiência é o foco do momento de quem trabalha com layouts no varejo. Nesse
sentido, as chamadas áreas de descompressão - que já são uma realidade em cases
do exterior - são a tendência da vez e ocuparam boa parte da conversa que
aconteceu durante o painel "Modelos de layout para aumento da rentabilidade", realizado nesta terça-feira (14),
durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024.
O painel, que integra a
temática geral "Vender Mais e Melhor", teve moderação da arquiteta Anelise Campoi, especialista em Mercado e Consumo, e participação
de Vera Zaffari, CEO e
fundadora da Vera Zaffari &
CO, e Ricardo Bragaglia, do escritório Bragaglia Arquitetos Associados.
Entre os exemplos dados
para definir as áreas de descompressão, os participantes citaram desde a
implementação de cafés logo na entrada do supermercado até espaços próprios
para receitas prontas ou restaurantes. Áreas externas na entrada das lojas
também foram sugeridas como pontos de exposição de produtos naturais e/ou
orgânicos para atrair consumidores interessados em saudabilidade - um movimento
crescente e identificado, inclusive, pela pesquisa APAS SHOW 2024.
Vera abordou o tema da sustentabilidade e afirmou que é urgente repensar a maneira de enxergar a responsabilidade social do design de varejo, adotando ações como investir em iluminação natural, evitar desperdícios de todo o tipo, utilizar energias renováveis e reformar em vez de construir.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW acontece entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São
Paulo (SP). As palestras são realizadas no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais E Melhor e Soluções Do Amanhã.