Por Redação
21 de junho de 2024Tendências emergentes moldam o futuro do varejo supermercadista
Revolução digital, saúde mental e inclusão estão entre os aspectos mais importantes para o futuro da cadeia supermercadista
A revolução digital e as mudanças nos hábitos de consumo estão transformando o setor supermercadista e a APAS SHOW se destaca por ser um elo essencial entre a cadeia supermercadista e a evolução do setor. Em 2024, assim como em outras edições do maior evento de supermercados do mundo, a APAS SHOW traz um novo ebook, desta vez sob o tema: "Up-date-se: o mercado do futuro mais perto de hoje". O material mostra uma visão detalhada sobre as tendências emergentes e práticas inovadoras que estão moldando o futuro do varejo e separamos alguns dos insights apresentados no material.
LEIA TAMBÉM
SuperVarejo de junho chega com a cobertura completa da APAS SHOW 2024
APAS SHOW 2024 encerra com sucesso de público e total de R$ 15,3 bilhões em negócios gerados
Não é surpresa que a transformação cultural seja essencial para os supermercados se adaptarem às novas exigências da sociedade e dos consumidores e a pandemia acelerou essas mudanças ao destacar a importância de integrar a vida pessoal e profissional para garantir o bem-estar dos colaboradores. De acordo com um estudo da Gallup, a gestão eficaz pode quadruplicar o engajamento e o bem-estar dos funcionários e um exemplo disso é o Grupo Zonta, que recebeu o Prêmio Melhor RH do Sul do Brasil em 2023 por suas iniciativas de gestão de pessoas e formação profissional.
A saúde mental dos colaboradores está ganhando importância crescente, e cada vez mais empresas estão investindo em programas de apoio psicológico para aumentar a produtividade e satisfação de seus funcionários. Um exemplo disso é a pesquisa "Trabalho e Bem-estar" da Associação Americana de Psicologia, que revela um reconhecimento crescente do impacto do estresse no local de trabalho.
Empresas que fornecem recursos para lidar com o estresse e outros desafios psicológicos têm maior produtividade e retenção, segundo o estudo. Outro aspecto importante do material mostra como a digitalização intensifica as interações humanas no ambiente de trabalho, exigindo um novo olhar sobre ética e comportamento online.
Diversidade, competências e inovação
Atualmente, a diversidade, a equidade e a inclusão são temas centrais no varejo e estão representadas em iniciativas como a da Giant Foods, que destaca produtos de empresas lideradas por minorias. No Brasil, o Grupo Pereira, que detém a rede Fort Atacadista, por exemplo, estima que 12% de sua força de trabalho seja composta por pessoas com mais de 50 anos. Para corroborar iniciativas como essa, basta analisar o estudo feito pela Boston Consulting Group que revela que empresas com liderança diversa têm um aumento de 19% no faturamento.
Com base no material da APAS SHOW 2024, as habilidades necessárias para o sucesso no futuro dentro do mercado varejista incluem tanto competências técnicas quanto comportamentais, como: inteligência emocional; comunicação eficaz; e aprendizagem contínua, cada vez mais valorizadas. Tudo isso fez parte da operação da rede Assum ao capacitar e treinar todos os seus operadores antes de aplicar uma nova solução de troco digital nas lojas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, resultando em um aumento significativo nas transações registradas pela companhia.
Mais do que inovar, a inovação precisa estar centrada no cliente e empresas que adotam essa abordagem são 60% mais lucrativas, segundo pesquisa da Deloitte. Depois de entrar em crise financeira, a gigante Lego incorporou o feedback dos clientes no desenvolvimento de novos produtos e reverteu a situação. O mesmo pode ser percebido na estratégia da Amazon, que exemplifica a centralidade no cliente a partir de inovações como o assistente de voz Alexa e a remessa Prime.
Tecnologia e transformações culturais
Seguindo o caminho da evolução constante, os supermercados encontram na tecnologia a transformação da operação de suas lojas, no momento, com robôs e retail media. O robô Apollo, da Apptronik, é um exemplo de inovação capaz de realizar diversas tarefas operacionais e integrar seus dados de forma omnichannel, combinando canais físicos e digitais.
O futuro do varejo supermercadista vem sendo moldado por transformações culturais, tecnológicas e comportamentais e as empresas que se adaptarem a essas mudanças e priorizarem a inovação centrada no cliente, ganham vantagem competitiva.
Para conhecer todas as tendências que moldam o futuro do varejo supermercadista, baixe o ebook "Up-date-se: o mercado do futuro mais perto de hoje" da APAS SHOW 2024.
Estou estudando sobre as tendênias