
Por Redação
14 de junho de 2022Como a profissionalização e evolução de negócios de família refletem nos supermercados
Para Sílvia Martins, profissionalizar as operações é colocar as pessoas certas no lugar certo
Os supermercados cada vez mais influenciam tanto o desenvolvimento quanto a formação de profissionais e, segundo Silvia Martins, diretora de programas para famílias empresárias pela Fundação Dom Cabral, isso faz parte da cultura das empresas do setor. Muitos supermercados são negócios de família e, de acordo com ela, é necessário entender o ciclo de evolução. ?Buscar a profissionalização da empresa não significa tirar a família dos negócios?, destaca a executiva durante o evento Pós APAS SHOW 2022, que aconteceu em São Paulo.
Para Silvia, profissionalizar as operações pode acontecer quando colocamos as pessoas certas no lugar certo. Isto é, independente do parentesco, as empresas precisam de profissionais qualificados. ?Quando pensamos na sucessão da empresa, por exemplo, tudo começa com os valores que você transmite para o herdeiro. Se eu me queixo do trabalho em casa, reclamo de ser difícil, quem vai querer isso no futuro??, explica a diretora de programas para famílias empresárias pela Fundação Dom Cabral.
Desenvolvimento começa na infância
De acordo com ela, existem diferentes maneiras de desenvolver profissionais voltados para o varejo supermercadista e isso já começa na infância, quando os donos de supermercados levam seus filhos, os sucessores, mesmo crianças, para conhecer o negócio desde pequeno. Por outro lado, segundo ela, existe também o cenário onde os sucessores já são jovens e, nesse caso, o melhor caminho é aceitar o que ele quer. "Mesmo que o herdeiro da sua loja queira se tornar médico, ele ainda será sócio do negócio de qualquer forma?, aponta Silvia.
Notícias Relacionadas

Formato Cash & Carry dobra participação na receita da Cencosud Brasil
Leia mais
Supermercados paulistas registram deflação de 0,21% em junho
Leia mais
Faturamento do atacado distribuidor cresce 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023
Leia mais
GPA atinge R$ 11,1 bilhões de faturamento no primeiro trimestre de 2022
Leia mais
Grupo Mateus fecha trimestre marcado por expansão pelo Nordeste
Leia mais
Carrefour lucra R$ 550 milhões no quarto trimestre de 2022
Leia mais
GPA recebe R$ 398,1 milhões pela venda de 3,40% de sua participação...
Leia mais
Frigol atinge faturamento de R$ 2 bilhões no primeiro semestre
Leia mais
Grupo DIA apresenta os números do primeiro semestre de 2022 no Brasil
Leia mais
Vendas brutas do Carrefour totalizaram R$ 26,5 bilhões no segundo trimestre
Leia mais
GPA atinge faturamento bruto de R$ 11,5 bilhões no terceiro trimestre
Leia mais
Carrefour atinge R$ 20,8 bilhões de vendas no primeiro trimestre
Leia mais