Por Redação
15 de maio de 2024David Roth aponta os segredos das marcas influentes
Líder da WPP BAV, maior plataforma de brand equity do mundo, participa da APAS SHOW 2024
Autoridade mundial em
Inteligência Digital e Artificial no varejo, David Roth ministrou a palestra
"Desenvolvendo Marcas Influentes" e forneceu
diversos insights interessantes para os supermercadistas presentes, nesta quarta-feira
(15), durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024.
Roth atualmente ocupa o
cargo de CEO da The Store, The WPP Global Retail Practice, e é presidente do
Grupo BAV. A partir de pesquisas e estudos, ele apontou 9 fatores direcionais
principais para a influência de marca: inovação, status, confiança,
performance, propósito, diversão, autenticidade, conveniência e
contemporaneidade.
Segundo o especialista, apresentar apenas um desses fatores é insuficiente para ter relevância no mercado, porém concentrar esforços em conquistar todos os 9 pode tirar o foco de aspectos importantes do negócio e, inclusive, fazer perder de vista os desejos e as necessidades do consumidor. O ideal, de acordo com Roth, é investir em 2 ou 3 para acumular o "combustível" suficiente para fidelizar o cliente e obter retorno.
Outro tema abordado foram as
oportunidades incríveis que a loja no varejo oferece como intermediadora na
conquista da influência de marca. O PDV, para o palestrante, deve funcionar
como uma espécie de "quadro de comunicação" e contar uma história
interessante para os consumidores.
Em suas visitas técnicas no Brasil, Roth se encantou com a Dengo Chocolates pelo "storytelling incrível" e com o Assaí pelo formato interessante e pelo combo produtos de qualidade, "alimentos frescos e boa delicatessen", e preço baixo.
Para encerrar, David Roth revelou quais são os varejistas mais influentes da Europa, dos Estados Unidos, do mercado asiático e do Brasil. Por aqui, estão na lista Tramontina, Vivara, Natura, O Boticário, Lojas Americanas, Hering, Polishop, Mercado Livre, Reclame Aqui, Netshoes, Magalu, Zé Delivery de Bebidas, Vult, Havaianas, Tok&Stok, iFood, Melissa, Lupo e Kalunga.
O Congresso Internacional
de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece dentro da APAS SHOW 2024, entre os
dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). As palestras
acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios temáticos: Cultura
Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução Digital, Estratégia
Visionária, Vender Mais E Melhor e Soluções Do Amanhã.