Por Redação
16 de maio de 2024FLV acompanha interesse dos brasileiros em alimentação saudável
Fórum de FLV APAS SHOW 2024 by GS1 tem discussões sobre categoria nos supermercados
O Fórum de FLV APAS SHOW 2024 by GS1, que aconteceu dentro
do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, abordou as
tendências de consumo para a categoria de frutas, legumes e vegetais dentro do
varejo. O segmento de FLV tem crescido nos supermercados, na esteira da busca
dos brasileiros por uma alimentação mais saudável. Marcel Honda, Gerente Comercial da Hortifrúti
Natural da Terra, que possui 75 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro
e Espírito Santo, reforça a importância do setor para fidelização de clientes
nas lojas.
“Acredito ser muito importante para o desenvolvimento da
cadeia. O segmento de FLV está se tornando muito importante dentro do varejo
porque traz fidelidade e frequência de compra. Os produtos industrializados são
baseados em preço, os FLVs em qualidade, que pode ser um fator de decisão entre
ir a um supermercado ou a outro. Uma outra tendência grande são os orgânicos
que já dobraram de participação dentro dos FLVs”, diz Honda. Para ele, o
desafio é a integração para o desenvolvimento da cadeia do plantio ao
consumidor final.
Para a IFPA (International Fresh Produce Association),
associação que atende toda a cadeia de suprimentos de produtos frescos e
florais, é necessário aumentar o consumo da categoria no país. Valeska de
Oliveira Ciré, Country Manager da IFPA, explica que a organização tem como uma
de suas ações organizar a cadeia do produtor ao consumidor, fornecendo
treinamento e materiais digitais para o varejista. “O Brasil tem muita
oportunidade de crescimento e estamos trabalhando para isso”, diz. No mundo, a
associação, que conversa com o produtor até o lojista, já conta com 3 mil
membros.
Josiano Saqueti, Diretor Comercial dos Supermercados Hippo, de Florianópolis, reforça a questão do reaproveitamento dos FLVs. O executivo conta que a rede desenvolveu um parceiro para a compostagem dos alimentos que seriam descartados. “Com o adubo fizemos um programa de troca de pontos com nossos clientes. O excedente é vendido e também auxilia em uma horta comunitária”, diz. “É uma forma de realizarmos boas práticas e envolver a sociedade”, completa. “A rede conta ainda com a certificação de orgânicos. “Existe muita oportunidade de se diferenciar, um setor que está fazendo a diferença nos nossos negócios e está trazendo clientes todos os dias às nossas lojas”, fala.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece
dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções do Amanhã.