Por Redação
11 de maio de 2023Grupo Mateus registra lucro de R$ 239,7 milhões no 1T23
As despesas financeiras somaram R$ 135,9 milhões, um aumento de 85,7%
O Grupo Mateus - terceira maior empresa de varejo alimentar do país, com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos - divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2023. No balanço foi destacado o lucro bruto da companhia que atingiu R$ 1,2 bilhão, um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com margem bruta de 21,1% ante 20,4% registrado no 4T22 (excluindo efeitos não recorrentes). De acordo com o Grupo, o impacto registrado no indicador de margem bruta deve-se, majoritariamente, à pressão advinda da Regional Nordeste, onde o Grupo possui 14 Atacarejos em processo de maturação.
LEIA TAMBÉM
Grupo Mateus inaugura duas lojas simultaneamente no Ceará
Carrefour, Assaí e Grupo Mateus conquistam pódio no Ranking ABRAS 2023
As receitas financeiras atingiram R$ 63,2 milhões, um acréscimo de 43,2% no 1T23, quando comparadas ao mesmo período no ano passado. Já as despesas financeiras somaram R$ 135,9 milhões, com um aumento de 85,7%, resultado de uma despesa com juros de empréstimos maior. Como percentual da receita, o resultado financeiro representou 1,2% no trimestre. O lucro líquido alcançou R$ 239,7 milhões no trimestre, um crescimento de 20,3% em relação ao 1T22.
?Após um 2022 emblemático para a companhia, começamos 2023 de forma bastante positiva, com um forte crescimento de receita e colocando nosso plano de expansão em prática. Em fevereiro, a nossa operação na Regional Nordeste completou 1 ano e, nesse período, inauguramos 14 lojas em 5 estados (PE, BA, SE, AL e PB), das quais 3 foram inauguradas no primeiro trimestre de 2023. Também continuamos a trabalhar na nossa expansão no Ceará, estado onde enxergamos muitas oportunidades para consolidar nossa presença?, declarou Jesuino Martins, CEO do Grupo Mateus.
A expansão do Grupo
No primeiro trimestre de 2023, foram inauguradas 6 lojas, 4 Atacarejos e 2 Eletros, com um crescimento de área de vendas de 14,6%. Ao final do trimestre, o Grupo Mateus operava 238 lojas.
De acordo com a companhia, os atacarejos continuam a ser o foco da expansão e, durante o trimestre, o Grupo chegou a 4 novas cidades com este segmento. Dando continuidade ao forte plano de expansão na região Nordeste, a Companhia inaugurou dois Atacarejos na Bahia (Porto Seguro e Conceição do Coité), um na Paraíba (Campina Grande) e outro no Ceará, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza.
Por sua vez, no Pará, foram abertos dois Eletros, nas cidades de Belém e Vigia (também um município novo para o Grupo), consolidando a presença da Companhia no estado, com 75 lojas em operação.