Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Redação
4 de junho de 2024

IA no varejo: o que esperar das empresas em 2024

Durante a APAS SHOW, empresas mostraram uso de Inteligência Artificial em ferramentas de vendas e gestão para empresas da cadeia varejista

O principal evento do setor de supermercados do Brasil, APAS SHOW, encerrou a sua 38ª edição, em maio, com mais de R$15 bilhões em negócios gerados e cerca de 140 mil visitantes durante quatro dias. Além do aumento significativo no volume de negócios e no fluxo de pessoas, a APAS SHOW 2024, mais uma vez, foi palco de novidades em diferentes aspectos, incluindo a Inteligência Artificial.

LEIA TAMBÉM
IA generativa no varejo traz economia e melhoria da experiência do cliente
Inteligência Artificial traz economia de tempo e recurso ao varejo

Fabrícia Botelho, consultora de inovação e fundadora da FABBO Futuros, entende que o evento deste ano mostrou as principais inovações tecnológicas que os supermercados já estão agregando no seu dia a dia junto com seus fornecedores. De acordo com Fabrícia, a Inteligência Artificial está revolucionando a eficiência e a produtividade em toda a cadeia de abastecimento e mudando a forma como se trabalha, gerando valor, experiência acadêmica e potencializando outras tecnologias.

De acordo com Thiago Melo, CPO (Chief Product Officer) da Máxima Tech, empresa de soluções para toda a cadeia de abastecimento, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite a análise de grandes volumes de dados de itens vendidos, combinações que geram mais vendas e aumentos nos tickets dos pedidos. “O recurso de sugestões para incrementar as vendas corresponde a esse primeiro esforço de viabilizar a IA nas nossas soluções, facilitando de maneira prática o trabalho do vendedor que utiliza o aplicativo”, diz o executivo.

Sugestões de IA para vendas

Uma das ferramentas da Máxima Tech apresentadas durante a APAS SHOW deste ano, o maxPedido, tem como principal diferencial os recursos de IA ajudam os profissionais de vendas a lidar com um grande mix de produtos. “A Inteligência Artificial fornece sugestões de produtos complementares apenas na última etapa de finalização do pedido, analisando os itens já inseridos e também o conjunto histórico de dados que indicam produtos que estão girando mais quando atrelados aos que constam no pedido de venda”, conta Thiago Melo.

Segundo o CPO da Máxima Tech, os principais ganhos com as recomendações de itens feitas pela Inteligência Artificial incluem o aumento de SKUs (Stock Keeping Unit) nos pedidos; o melhor trabalho do mix ofertado; e o aumento do ticket médio da venda a partir da adição dos novos produtos. “Com esse recurso, os vendedores têm mais ferramentas para trabalhar os itens da empresa e negociar com mais estratégia. Nos últimos cinco meses, o volume de pedidos realizados pelas empresas que aderiram ao recurso teve aumento de 59 mil unidades de produtos vendidos por influência da recomendação por IA”, revela Melo.

Acesso instantâneo a dados de gestão

Outra solução que usa Inteligência Artificial apresentada na APAS SHOW 2024 foi a ferramenta VR Software, que automatiza e facilita o acesso aos dados do sistema de gestão por meio do aplicativo Whatsapp e também do assistente virtual da Amazon, Alexa. De acordo com o CEO da empresa, Vinicius Borgo, a solução também simplifica operações de precificação, promoção e controle de produtos vencidos, por exemplo.

O executivo explica que o recurso se baseia em um chatbot para que o usuário possa fazer uma pergunta direta sobre o que deseja saber como, por exemplo, acompanhar o andamento das vendas de um determinado item. Segundo Borgo, a ferramenta permite que o supermercadista consiga acesso instantâneo aos principais dados sobre o assunto pesquisado naquele momento.

Deixe seu comentário