Por Vitor Garcia
26 de setembro de 2022Mercado de panetones alcança R$ 806 milhões
Foram vendidas 47,8 mil toneladas do produto entre novembro de 2021 e janeiro de 2022
Os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) apontam que entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8 mil toneladas de produtos, totalizando um aumento de 3,9% em valor e 21% em volume de vendas, quando comparados com o período anterior.
Segundo a consultoria divisão Worldpanel, a categoria ganhou mais compradores e a participação de mercado passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhões de novos lares.
A expectativa é que neste ano o consumo se inicie no final deste mês (setembro), porém com o cenário de inflação e bolso mais apertado, o consumidor deverá fazer escolhas e isso irá gerar desafios de ticket. ?O cenário econômico não está favorável para o bolso do consumidor, esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas no período sazonal (novembro de 2022 a janeiro de 2023)?, pontua Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
A nova realidade traz a necessidade da indústria de repensar preço de acordo com o consumo per capta, variando mix de tamanhos e sortimento, além de trabalhar preço e promoção ideal, fatores chaves para otimizar margem e conquistar consumidores.