Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Redação
2 de setembro de 2022

Posse do novo presidente da APAS gera alta expectativa na indústria e no setor supermercadista

Executivos do mercado destacam suas opiniões sobre o cenário de consumo do país

Pedro Lopes é o 14º presidente da Associação Paulista de Supermercados, entidade que possui uma grande influência no mercado supermercadista brasileiro e sinaliza caminhos e aponta tendências para o setor e para os agentes do mercado de consumo. "A associação tem um papel importante de fortalecer o setor supermercadista e garantir a aproximação com a indústria. Para a Aurora, o supermercado é uma grande vitrine, é onde as tendências chegam, onde o mix, que é colocado ali, é visto", afirma Fabio Galhardo, gerente nacional de trade marketing da Aurora Alimentos, durante o evento, realizado no Grand Hyatt, em São Paulo, SP.

Para o consulado britânico, o mercado de alimentos e bebidas é uma área chave para o Brasil e também para o governo dos países da Europa, Thaysa de Oliveira, analista de alimentos e bebidas do consulado britânico brasileiro, acredita que a mudança de presidência pode influenciar ainda mais no desenvolvimento do setor. Para os supermercadistas, a expectativa do novo mandato está alta para reestabelecer a dinâmica do setor, principalmente após a pandemia da Covid-19. "Com certeza, nesse mandato vem coisas boas. Eu acredito que é uma boa época para a nova presidência, após passarmos por tanta coisa durante o isolamento. Agora as coisas irão fluir", diz Paulo César Pereira, diretor da rede Estádio Supermercados, que atua na Zona Sul paulistana. Já Marcelo Luis Nicoluci, presidente do Supermercado Estrela, com lojas no interior de São Paulo, afirma que está com a expectativa alta para o planejamento estratégico da APAS para os próximos anos.

Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor, empresa do segmento de higiene e beleza, conta que a empresa é muito próxima dos supermercadistas e entende que os negócios ainda se recuperam da turbulência dos últimos dois anos. "O que apertou muito o setor foi a inflação nos últimos anos, que continua trazendo efeito negativo para o mercado. Mas para o consumo, acho que estamos vivendo um momento, novamente, positivo. Estamos muito confiantes para que a economia cresça a partir do próximo ano", afirma o executivo.

Pedro Lopes foi eleito para um mandato de dois anos e na última quarta-feira (31), tomou posse como o novo presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados) em cerimônia no Grand Hyatt, na Zona Sul paulistana. O evento que empossou o sócio fundador do Lopes Supermercados, que assumirá a posição ocupada nos últimos quatro anos por Ronaldo dos Santos, membro do conselho de administração do Covabra Supermercados, contou com cerca de setecentos convidados, entre eles supermercadistas, importantes nomes da indústria e autoridades, como o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Durante o discurso de posse, Pedro Lopes destacou que o setor supermercadista ocupa uma posição estratégica, conectando o agro e a indústria ao consumidor. "O supermercado é um reflexo do que acontece na sociedade como um todo. Sempre com foco no cliente e contribuindo para a evolução da economia e da sociedade. O pujante setor supermercadista emprega diretamente 570 mil pessoas e responde por 7,35% do PIB ? Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo?.

Deixe seu comentário