Por Vitor Garcia
24 de outubro de 2022Programa de liderança com uso de inteligência artificial poderá treinar até 10 mil mulheres
IMDV e CEIA-UFG divulgaram a parceria durante o evento ?4Rs do varejo do futuro?
O Instituto Mulheres do Varejo (IMDV) anunciou, durante o evento ?4Rs do varejo do futuro?, realizado na última terça-feira (18), o lançamento de um programa, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, CEIA-UFG, para acelerar o ponteiro para que mais mulheres possam fomentar a liderança dentro de um cenário de transformação digital. O projeto utilizará a tecnologia Processamento de Linguagem Natural (PLN) em um programa de liderança humanista e transformação digital do instituto. A meta das entidades é de iniciar os treinamentos a partir do segundo trimestre de 2023.
Para Sandra Takata, presidente do IMDV, o uso da IA (Inteligência Artificial) em educação, pioneiro no Brasil para uma causa social, ajudará no entendimento de como a tecnologia pode melhorar e escalar o aprendizado. De acordo com a executiva, mais de 50 executivas do grupo já passaram pelo projeto piloto e aprovaram o conteúdo desenvolvido.
Os componentes tecnológicos para infraestrutura de Inteligência Artificial desenhada para o projeto, além de suportar o curso para 10 mil mulheres em diferentes localidades, permitirá ampliar as discussões, organizar este conteúdo de forma acessível e escalável e aumentar o engajamento dos participantes.
A expectativa é aprimorar a experiência do aprendizado digital entre facilitadores e participantes. A capacitação dos professores para o uso da tecnologia é outro ganho do projeto.
Para Telma Woerle de Lima Soares, diretora executiva do CEIA-UFG, a IA contribui para que o papel do facilitador seja mais efetivo, valorizando a gestão do conhecimento como instrumento de gestão e melhoria contínua dos participantes.
Crédito imagem: Ruy Hizatugu