Por Redação
15 de maio de 2024Solução da VR Software emite alerta de produtos próximos ao vencimento
Ferramenta que usa Inteligência Artificial é apresentada na APAS SHOW 2024
A nova ferramenta apresentada na APAS SHOW pela VR Software
automatiza e facilita o acesso aos dados do sistema de gestão por meio do
Whatsapp e da Alexa. A solução também simplifica ações complexas e vitais para
o varejo, como precificação, promoção e controle de produtos vencidos. “Essa
inédita inovação é integrada ao sistema de gestão (ERP) disponibilizado pela VR
Software e permitirá aos seus usuários acessarem dados com extrema rapidez e de
qualquer lugar a partir da realização de perguntas simples, feitas de forma
escrita, por meio do WhatsApp, ou falada, por intermédio da Alexa, a assistente
virtual da Amazon”, , conforme explica o CEO da companhia, Vinicius Borgo.
A dinâmica de utilização desse recurso, portanto, se baseia no
princípio de um chatbot, com a diferença de que o usuário pode perguntar aquilo
que ele deseja saber, em vez de interagir com um menu dotado de opções
pré-programadas para serem escolhidas. A visão atual e o histórico de tíquete
médio, volume de vendas, faturamento, dentre outros dados, são alguns dos
indicadores que podem ser obtidos de forma automática por meio da interação com
a ferramenta, cujo avatar foi batizado de Vox. E essa apuração pode acontecer
por SKU, por categoria, por seção ou considerando o desempenho total de cada
loja que integra uma empresa supermercadista, inclusive o comparativo entre
elas.
LEIA MAIS
Quais estratégias do varejo não mudarão com a chegada da IA?
Setor supermercadista paulista cresce 10,1% em 2023
Neste primeiro momento, a ferramenta de inteligência artificial
da VR Software permitirá a exploração de dados de vendas, considerando os
indicadores relacionados ao desempenho de todas as categorias comercializadas pelo
varejista e de suas lojas.
“Se o objetivo, por exemplo, for acompanhar o andamento das vendas de um determinado item, basta uma simples pergunta para o supermercadista obter, de maneira instantânea, os principais dados a respeito do seu questionamento, acompanhados de um link para acessar um relatório mais aprofundado”, explica o head de Inteligência Artificial da VR Software, Matheus Leite.
A visão atual e o histórico de tíquete médio, volume de
vendas, faturamento, dentre outros dados, são alguns dos indicadores que podem
ser obtidos de forma automática por meio da interação com a ferramenta, cujo
avatar foi batizado de Vox. E essa apuração pode acontecer por SKU, por
categoria, por seção ou considerando o desempenho total de cada loja que
integra uma empresa supermercadista, inclusive o comparativo entre elas.