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Economia
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Por Redação
3 de outubro de 2024

Cesta pet registra crescimento de 3,5% no faturamento em 2024

As regiões Norte e Nordeste foram os destaques, com aumento de 6,3% na receita

A comercialização de produtos pet no Brasil no varejo alimentar apresentou crescimento em 2024, de acordo com uma análise da Scanntech, empresa de inteligência de mercado, no acumulado de janeiro a agosto de 2024, o faturamento da cesta pet cresceu 3,5%.

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No país, as regiões Norte e Nordeste foram os destaques, com uma elevação de 6,3% no faturamento. O estado de São Paulo apresentou um crescimento de 3,2%, seguido pela região Sul, com 3%. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro somam 2,9% e a região Centro-Oeste e Sul apresenta alta de 2,8%.

O segmento de alimentos pet registrou um aumento de 3,1% no faturamento, com crescimento de 2,2% em volume. Para higiene e limpeza, a alta foi de 5,8% em faturamento e 7,9% em volume, com uma leve queda de 2% no preço por volume. Já a categoria de outros produtos, que inclui acessórios, registrou o maior crescimento percentual em faturamento, com um aumento de 10,4%, apesar de uma queda de 7,4% no volume de vendas, resultando em uma elevação de 19,2% no preço por volume. Isso sugere que, embora menos produtos tenham sido vendidos, eles foram comercializados a preços significativamente mais altos.

Alimentos para gatos impulsionaram o crescimento da categoria, com um aumento de 10,1% em volume e 10,4% em faturamento. A ração úmida para gatos, em particular, foi responsável pela maior parte desse crescimento, com um incremento de 14,1% em faturamento e 11,6% em volume de vendas. Em contrapartida, o segmento de alimentos para cães manteve estabilidade, registrando um crescimento modesto de 0,5% em faturamento e 1% em volume.

“Esta variação demonstra a força da representatividade do varejo alimentar para a comercialização de produtos para animais. Com o aumento da relevância dos animais de estimação nas famílias brasileiras, o mercado pet deve continuar apresentando números positivos”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing na Scanntech.

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