Por Vitor Garcia
26 de outubro de 2022Índice de Ruptura Geral caiu 0,8% em setembro
Redução aponta para negociações entre varejo e indústria mirando vendas de Natal e Ano Novo
O Índice de Ruptura Geral de setembro caiu 0,8% em comparação com o mês de agosto, revela a Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de valor do consumo. O indicador, que mensura a falta de produtos nas gôndolas dos principais supermercados do país, ficou em 11,10% no mês passado e havia atingido 11,90% em agosto. O destaque ficou por conta do leite longa vida, cujo índice de ausência nas gôndolas caiu de 17,7% em agosto para 14,9% em setembro.
A queda está relacionada à deflação de 13,71% dos preços do leite longa vida, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE em setembro. O grupo alimentação e bebidas teve queda de 0,51% no IPCA, que registrou deflação total de 0,29% no mês passado, sob impacto da redução nos preços dos combustíveis.
O diretor de Customer Success da Neogrid, Robson Munhoz, explica que a diminuição da ruptura, focada no leite e derivados, denota a acomodação do setor varejista, já percebida no índice anterior, quando os preços do leite e queijos estavam caindo. ?A redução de preços não havia chegado ao elo da indústria, por isso creme de leite, leite condensado e outros derivados ainda estavam com preços altos, mas começa-se a perceber a deflação nesses itens?, afirma.
Segundo ele, nos supermercados já se veem promoções de leite in natura e derivados. ?Há queijos em oferta, por exemplo, e isso afeta a cadeia de abastecimento, que inicia uma fase de acomodação à medida que os estoques vão escoando e novas matérias-primas são adquiridas pela indústria, que por sua vez, quando tem oportunidade, pratica a deflação, a fim de não ficar fora do preço de mercado?, avalia Robson Munhoz.
A boa notícia é que a indústria e o varejo estão negociando compras e produtos com o horizonte próximo do Natal e Ano Novo. ?O varejo está fazendo a própria lição de casa, tentando comprar pelo menor preço possível, repassando também, quando consegue, essa economia para o elo seguinte, que é o consumidor. A gente começa a ver as negociações das redes de supermercados e o interesse na redução de preços para entrar com os itens dos catálogos natalinos. Essa melhora no abastecimento tem a ver com isso?, pontua o diretor de Customer Success da Neogrid.