
Por Redação
7 de março de 2023Vendas do comércio paulistano caem em fevereiro
Resultado negativo pode ser explicado pelo mês mais curto, alta de juros e retração da economia
As vendas no comércio paulistano caíram 5,1% em fevereiro, em relação a janeiro, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A queda se deve, basicamente, a fatores como o menor número de dias no mês de fevereiro e a diminuição da atividade do comércio durante os feriados do carnaval.
A redução do consumo, por conta dos juros altos, também contribuiu para a desaceleração da atividade econômica, que desde o final de 2022, vem sendo observada com a queda do PIB no quarto trimestre.
Por outro lado, fevereiro deste ano apresentou aumento de 1,5% na comparação interanual, o que pode ser atribuído a um aumento do fluxo de turistas e o crescimento do carnaval na cidade de São Paulo.
A expectativa dos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP para os próximos meses, é de arrefecimento para o setor e retração nas vendas do comércio paulistano, já que ainda não se vê no horizonte um crescimento expressivo da economia. ?Além disso, existe uma incerteza do que virá pela frente, em relação à reforma tributária, inflação e oferta de crédito?, comenta o economista Ulisses Ruiz de Gamboa.
Notícias Relacionadas

Produtos de mercearia básica apresentaram crescimento de 14,5% nos preços em setembro
Leia mais
Varejo apresentou alta de 13,1% nas vendas durante o Carnaval
Leia mais
Varejo alimentar registra pior desempenho de vendas em março, com queda de...
Leia mais
Região Norte teve alta de 20,9% na intenção de lançar produtos em...
Leia mais
Vendas nos supermercados crescem no primeiro semestre e especialistas analisam cenário para...
Leia mais
IDV prevê crescimento nas vendas de setembro, outubro e novembro
Leia mais
Brasília (DF) e Curitiba (PR) apresentam queda no valor médio da cesta...
Leia mais
Setor de supermercados apresentou queda de 5,8% no volume de vendas em...
Leia mais
Dezembro marca o pior desempenho de vendas no varejo alimentar
Leia mais