Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Mercado
...
Por Vitor Garcia
16 de dezembro de 2022

88% dos consumidores com mais de 60 anos já fazem compras online

Estudo da SBVC detalha os hábitos de consumo desse público

Segundo estimativas do IBGE, em 2021 o Brasil superou a marca de 31,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência para os próximos anos é esse número ser maior.  Este público representa aproximadamente 15% do total de 213 milhões de habitantes. Ou seja, o Brasil está no momento de proporcionar mudanças e novas oportunidades de negócios em muitos segmentos, pois a população está envelhecendo em uma velocidade muito rápida, o que trará um grande impacto sobre os sistemas de saúde e outros, com elevação de custos e do uso dos serviços.

Pensando neste futuro cenário, a SBVC ? Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com a AGP Pesquisas, atualizou a pesquisa feita nos últimos 6 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. ?Realizamos este estudo todos anos para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital deste público no varejo. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços?, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Nesse estudo, que teve como base 500 consumidores, 85% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo por meio de smartphones, 84% em comparação com 24% em 2017. Sendo que, desses consumidores mobile, 66% compram via aplicativos, enquanto eram 12% em 2017. É importante ressaltar que 74% dos consumidores 60+ afirmam que o principal motivo para comprar online é ?Não precisar sair de casa?.

O estudo também avaliou o potencial do metaverso como canal de relacionamento e vendas para este público. Para 32% dos consumidores da terceira idade, o metaverso certamente ou provavelmente será utilizado nas compras do e-commerce no futuro ? apenas 23% dizem que não usariam. ?Vale ficar muito atento ao desenvolvimento dessa tecnologia, pois ela encontrará aceitação pelo consumidor?, afirma o presidente da SBVC.

Deixe seu comentário