Por Vitor Garcia
20 de julho de 2022Fiat Lux anuncia sua entrada no e-commerce
A expectativa é que dentro de um ano a companhia eleve as vendas pelos canais digitais ao patamar de 5% de todas as operações
A Fiat Lux, empresa controlada pelo grupo sueco Swedish Match e líder centenária na produção e comercialização de fósforos, adotou iniciativas que visam acelerar a sua jornada de transformação digital. A Fiat Lux, que até 2020 tinha toda a sua estratégia de vendas voltada para as lojas físicas do comércio varejista, estabeleceu a meta de se tornar um importante player no e-commerce.
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?A transformação digital é uma tendência sem volta e que teve seu processo acelerado em virtude da pandemia, deixando o varejo brasileiro cada vez mais conectado. A Swedish Match acompanhou esse movimento, adotando uma estratégia onde o consumidor é o grande protagonista?, explica Murillo Biancalana, gerente de marketing da Swedish Match no Brasil. ?Neste início de ciclo estamos buscando parceiros estratégicos, marketplaces, para nos suportar no novo canal de vendas digitais", completa o executivo.
Nessa nova fase da companhia, o principal aliado é a plataforma Inventa Shop, na qual já conta com 100% do mix da Fiat Lux. Como segundo passo nessa jornada, a empresa pretende investir na construção de um e-commerce próprio.
A companhia considera que mais do que uma atualização ou a busca por maior competitividade, passar pelo processo de transformação digital é uma questão de sobrevivência no mercado. ?Não se trata apenas de levar mais tecnologia ou vender de forma digital. O grande desafio é implementar uma cultura mais digital dentro da organização e dessa forma, continuamente, buscar melhor desempenho?, avalia Biancalana que ainda aponta outros pontos que devem ser encarados com atenção durante esse processo. ?Precisamos nos acostumar a usar os dados para agilizar a tomada de decisões, além de trazer as ferramentas certas para otimizar os processos?, complementa.
Com o processo de digitalização, a expectativa é que dentro de um ano a companhia colha os primeiros resultados que incluem aumento na capilaridade na distribuição dos seus produtos e, como consequência, elevação das vendas pelos canais digitais ao patamar de 5% de todas as operações.