Por Redação
6 de fevereiro de 2024Preço da cerveja registrou aumento de 5,29% no acumulado de 12 meses
Outros itens que aumentaram foram as carnes e as bebidas alcóolicas
Este ano, alguns itens consumidos durante as festividades subiram bastante de preço, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o período de 12 meses até dezembro de 2023, medido pelo IBGE, indica uma alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral estão mais altos, ainda que alguns itens e setores específicos tenham registrado algumas quedas em específico.
LEIA TAMBÉM
Como as marcas de cervejas devem ativar a categoria no varejo para o Carnaval 2024
Roldão Atacadista prevê aumento de 15% nas vendas no Carnaval
“O Carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o Carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich.
Os itens que mais subiram foram: as carnes, bebidas alcóolicas e refrigerantes. As carnes em geral, incluindo a carne bovina, tiveram uma queda de 9% em média. A queda se deve à maior oferta de carne no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.
As bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram um aumento de 11,41%. Em especial a cerveja, teve um aumento de 5,29% no acumulado de 12 meses, segundo o IPCA. O aumento se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à alta do dólar, que encarece os insumos importados.
O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos.