Por Redação
9 de dezembro de 20245 dicas de ouro para manter os colaboradores engajados no fim de ano
A alta demanda de trabalho no varejo por causa das festas de Natal e Ano Novo pede ações práticas dos supermercadistas para elevar a motivação
Conforme o Natal e o Ano Novo se aproximam, os supermercados se tornam o cenário de uma verdadeira maratona para consumidores em busca dos preparativos para as festividades, o que exige dos colaboradores muita energia, disposição, paciência e, claro, engajamento.
Para estimular as equipes a realizarem a melhor performance possível numa fase de trabalho intenso, é crucial ter em mente alguns pontos-chave. Listamos os imprescindíveis para tornar a rotina da loja a mais amena possível:
1. Observação contínua
Entender se a equipe realmente aprecia trabalhar no varejo alimentar deve ser uma ação constante, uma vez que o segmento tem exigências específicas como expediente nos fins de semana e uma rotina intensificada no fim de ano. Para isso, é essencial promover conversas abertas e frequentes com os colaboradores, com o intuito de compreender suas percepções sobre o dia a dia no setor. Vale ainda realizar pesquisas de clima organizacional e observar o comportamento deles no atendimento ao cliente, resolução de problemas e interação com a equipe. Colaboradores engajados demonstram entusiasmo, proatividade e interesse em aprender mais.
2. Esforço recompensado
Outra forma de manter os colaboradores engajados em tempos de movimentação intensa nas lojas e, em algumas redes, de horário de atendimento estendido é criar políticas e implementar bonificações ou prêmios para as equipes que alcançarem metas específicas, incentivando o esforço coletivo. Reforçar a cultura do reconhecimento, com mensagens públicas e individuais que valorizem o empenho e dedicação dos colaboradores é primordial para engajar e motivar.
3. Boa organização
Um bom planejamento é a premissa básica de qualquer área que envolva o varejo alimentar e, em se tratando de colaboradores, deve ser olhado com maior cuidado nas semanas que antecedem as festividades de fim de ano. O ideal é revisar e reorganizar as escalas de trabalho para distribuir os horários de forma equilibrada, evitando sobrecarga, sem subestimar uma certa flexibilidade para conter imprevistos e urgências.
4. Escuta ativa
Outro ponto imprescindível entre as demandas de fim de ano consiste em estabelecer um canal de comunicação direto para que os colaboradores possam dar feedbacks e relatar necessidades em tempo real. Essa postura demonstra respeito e valoriza, além de permitir que a empresa ofereça suporte personalizado, ajustes na rotina ou oportunidades de crescimento. Colaboradores que se sentem ouvidos e apoiados têm mais motivação, comprometimento e lealdade com a equipe e com o negócio.
5. Treinamento regular
Não adianta investir em contratações sazonais para dar conta do movimento de fim de ano se não houver capacitação. É necessário oferecer treinamentos rápidos e direcionados, tanto para colaboradores efetivos quanto para os temporários, a fim de preparar as equipes para otimizar o atendimento e a operação das lojas e evitar transtornos. Além de melhorar a performance, o treinamento demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento das pessoas, aumentando a motivação.
Fontes: Eduardo S. V. Carvalho, sócio-diretor da Checkout RH, e Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de RH (ABRH Brasil).