
Por Redação
24 de setembro de 2025OXXO faz do “espaço perdido” um motor para novos negócios
Rede transforma áreas ociosas das lojas em pontos de conveniência, parcerias e experiência para o cliente
A OXXO achou uma maneira criativa e rentável de dar vida a áreas externas pouco aproveitadas das suas lojas. O que antes eram recuos, sobras de terreno ou cantos sem uso agora viraram pontos de conveniência, receita e relacionamento com a comunidade. “Passamos a extrair novas receitas que agregam ao negócio principal sem concorrer com ele, além de reduzir custos fixos e dar vida a locais que, antes, se tornavam passivos”, conta Victor Simões, head de Real Estate do Grupo Nós, responsável pela operação da rede no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Raízen encerra parceria com a FEMSA e deixará comando da OXXO no Brasil
OXXO e iFood ampliam parceria para entregas no delivery na capital paulista
A ideia é simples: ocupar espaços pequenos — de 4 m² a 50 m² — que normalmente não teriam função. Mas a escolha de quem entra ali é estratégica. A OXXO busca por parceiros que complementem o negócio, não atrapalhem a operação e tragam conveniência para o cliente.
Hoje já existem acordos com empresas de mobilidade urbana, delivery e energia limpa, que não só atraem novos consumidores como também fortalecem a estrutura digital da rede, ampliando a base de entregadores conectados às lojas. Os resultados são animadores. Além da receita vinda do aluguel dos espaços, as lojas viram o fluxo de clientes crescer — especialmente nas categorias de café, bebidas geladas, snacks e foodservice. Combos e promoções voltados a esse público deram ainda mais gás ao projeto.
Outro efeito positivo da estratégia tem sido na conservação das unidades. Áreas que antes ficavam abandonadas agora estão iluminadas, sinalizadas e bem cuidadas, o que melhora a sensação de segurança e evita usos indevidos, como descarte irregular de lixo ou estacionamento errado. “Quando a área recebe uma destinação adequada, exige menos manutenção e influencia positivamente a percepção da comunidade em relação à loja”, explica Simões.
Além do caixa
A OXXO também vê a iniciativa como um jeito de reforçar sua proposta de valor: ser mais do que um ponto de compra, mas também um ponto de encontro. Inspirada na teoria da “janela quebrada” - proposta por James Q. Wilson e George Kelling, em que afirmam que sinais visíveis de desordem e negligência criam um ambiente que encoraja o aumento de vandalismo e, eventualmente, deterioração social, a rede acredita que um espaço bem cuidado transmite segurança, valoriza o entorno e melhora a experiência do cliente.
Ao oferecer novos serviços e parceiros, a OXXO fortalece sua imagem como ponto de encontro e não apenas de compra. A estratégia também libera os colaboradores para atividades mais estratégicas, ampliando a conveniência e reforçando o vínculo da marca com a comunidade.
Com mais da metade das lojas já mapeadas para receber esse tipo de aproveitamento, a OXXO prepara a expansão da iniciativa para toda a rede. “Queremos ampliar a diversidade de parceiros e criar um ecossistema integrado que beneficie clientes, operação e comunidade”, projeta Simões.
Tenho interesse no projeto para sorvete de massa Gelato. Todas as lojas disponíveis para fazer uma campanha de novo clientes. Celular.(44 ) 991563913. (wattsapp).
Tenho orgulho de vestir a camisa da OXXO. Só tenho que parabenizar a todos que fazem a empresa. E desejar cada vez mais sucesso, porque todo mundo ganha. DEUS nos abençoe .
Oxxo é o melhor de todos tempo
Temos marmitas fitness congelada, feito por nutricionista e entregamos em toda São Paulo Telefone (11) 94762-6479 Rafael
Qual o menor valor para essa franquia ?
Oxxo não opera no modelo de franquia. Todas as unidades são próprias e geridas pelo Grupo Nós, uma joint venture entre a Raízen e a Femsa.
Tenho um grande produto para a rede oxxo As parmegianas congeladas Com esse produto. Ira sair na frente dos grandes redes do setor Com o produto inovador
Por favor tenho interesse ! Entre em contato ! nunoalvesbr@hotmail.com
Muito Interessante
Temos uma empresa que personaliza objetos, brindes, imprimimos quadros personalizados com e sem moldura ou apenas aplicamos molduras. A ideia seria fornecer este serviço em alguns pontos disponíveis como uma experiência de novos serviços. nosso Site: www.lasermax.com.br