Por Redação
16 de maio de 2024A mudança para Diversidade e Inclusão deve ocorrer por convicção
Auditório Cultura Transformadora trata do tema na APAS SHOW 2024
O Auditório Cultura Transformadora trouxe Diversidade e
Inclusão como tema central dos painéis, no segundo dia do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, na quarta-feira (15). Iniciando os trabalhos, Jandaraci Araujo,
executiva do Banco do Povo e conselheira da Women in Leadership in Latin
America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações,
falou sobre a importância de as empresas serem mais inclusivas, adotando um
modelo de diversidade com o comprometimento da alta e da média liderança para
que se atinja os resultados esperados. “Precisamos que toda a equipe também
esteja engajada e que a mudança tão necessária venha por convicção e não por
conveniência”, afirmou.
Em seguida, Angelita Oliveira, da Women in Sales, falou
sobre o perfil comportamental por trás de cada indivíduo que são conduzidos por
vieses inconscientes: os preconceitos ou as atitudes que influenciam o nosso
comportamento sem estarmos conscientes disso; e os vieses cognitivos: os padrões
sistemáticos de pensamentos que desviam da lógica ou da racionalidade.
“Enquanto um afeta nossas decisões sem percebermos, os outros estão
relacionados a erros de pensamentos”, explicou.
Especialista em shopper marketing do Ateliê de Marketing, Claudia afirmou que o CMO (Chief Marketing Officer) atualmente precisa entender de dados e o CIO (Chief Information Officer) precisa extrair insights de comportamento de consumo de dentro de um data lake. “A equipe de vendas não trabalha apenas na loja física, mas tem que considerar outros canais como o e-commerce e marketplaces, além de se relacionar com o consumidor final por meio do Instagram”, disse.
“Os clientes da geração X compram por status, a geração Z compra por sustentabilidade”, apontou a especialista. Para ela, a comunicação se torna cada vez mais essencial, as habilidades técnicas podem até serem substituídas por AI, mas o prompt de cada ação depende de um ser humano que saiba se comunicar de forma transparente e clara, e que seja hábil em construir relacionamentos baseados em confiança.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece
dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções do Amanhã.