Por Redação
16 de maio de 2024Para José Salibi Neto, empresas devem ter orientação estratégica voltada ao futuro
Autor apresenta palestra “Estratégias Adaptativas, Uma Nova Forma de Pensar a Estratégia” na APAS SHOW 2024
O autor e
palestrante José Salibi Neto trouxe até os congressistas, com a palestra
“Estratégias Adaptativas, Uma Nova Forma de Pensar a Estratégia”, abrindo o
último dia do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024,
uma visão similar
ao deus Janus, presente na mitologia grega, como exemplo do modelo estratégico
que as organizações devem seguir atualmente: "na mitologia romana, Janus (ou Jano) é a divindade
bifronte que mantém uma de suas faces sempre voltada para frente, o porvir, e a
outra, para trás, em apreciação ao que já se passou, a fim de aproveitar as
experiências positivas anteriores, mas sem pausar a capacidade inovadora das
equipes", contou.
Ao apresentar o
palestrante José Salibi Neto, o moderador Eduardo Terra, Presidente da SBVC
(Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), indicou o título “Gestão do Amanhã”,
um dos livros mais lidos do Brasil, Salibi é autor, como leitura fundamental
para os congressistas presentes.
Após
contextualizar brevemente seu histórico profissional, Salibi destacou pontos
importantes sobre o impacto da tecnologia na gestão das empresas. Ele delineou
a evolução do pensamento estratégico desde o século XIX até os dias atuais.
"Até os anos 70, as estratégias das empresas eram focadas na eficiência
operacional e numa orientação interna sobre os caminhos que as organizações
deveriam seguir", explicou.
Dando continuidade, o palestrante delimitou as mudanças que as estratégias corporativas sofreram a partir dos anos 80 até os anos 90, momento em que o foco principal das empresas passou a ser o seu concorrente. "Nessa perspectiva de globalização que passamos durante o período, aumentou o número de concorrentes e a orientação passou a ser interna e externa", destacou. Entretanto, Salibi demonstrou que as empresas que ainda se pautam por esse direcionamento precisam ficar atentas para não caírem na cilada de inovarem apenas quando o seu concorrente inova, o que seria, segundo o palestrante, estar atrás deles no mercado.
Passando para os anos 2000 e chegando até o momento atual, as reflexões do especialista citaram a Quarta Revolução Industrial, com a popularização da internet e o desconhecimento do total de concorrentes, visto que com a tecnologia os concorrentes passaram a ser inúmeros por causa da nova forma que nos relacionamentos com o tempo: tudo acontece muito mais rápido.
"Precisamos analisar essas mudanças para perceber que a maioria das organizações foi desenvolvida com um modelo do passado", destacou o palestrante ao afirmar que, atualmente, é necessário ter uma estratégia baseada em tempo. "Hoje é tudo sobre tempo. É o período da não fricção. Precisamos de agilidade", completou.
Para ilustrar ainda melhor a transformação nas abordagens das empresas, Salibi apresentou diferentes pensamentos estratégicos que nortearam os profissionais durante décadas, passando por definições de Michel Porter e chegando na atualidade com exemplos de gestão apresentados por Jeff Bezos e outros potentes empresários do varejo mundial.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece
dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções do Amanhã.