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APAS SHOW
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Por Redação
14 de maio de 2024

Auditório (R)Evolução Digital tem debate sobre ferramentas e estratégias para varejistas

Retail Media e tecnologias de prevenção de perdas são citadas por executivos no congresso Update-Se

O painel “Varejo Digital: Tecnologia para Expansão das Vendas”, durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW, abordou as estratégias do e-commerce para alavancar vendas no país, que é o 5º maior em acesso à internet. Porém, esse número ainda não se reflete no e-commerce porque as pessoas usam o meio mais para se informar. Há muito espaço para o mercado se desenvolver.

“O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina. Processa 50 compras por segundo”, afirma Fábio Marques, gerente de e-commerce do marketplace. A empresa trabalha com a estratégia de supermercado em 3 pilares: sortimento e preço; rapidez e frete grátis; além da experiência.

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Com a 6ª audiência do país, o Mercado Livre aposta em Retail Media (oferta de espaço publicitário no próprio site do varejista). “Só perde para veículos de comunicação. Por aí só já é uma potência. Se fosse um país na América Latina seria o segundo, perdendo apenas para o Brasil”, ressalta Marques.

Em relação às ferramentas, os vídeos dentro dos sites já engajam mais e trazem impacto 2,5 vezes maior na conversão de vendas. Interação por meio da IA é outro bom exemplo: se a pergunta do consumidor for respondida em até uma hora, a chance de venda é 50% maior que se o tempo ultrapassar esse limite.

Richard Albanesi, CEO da The LED, empresa é responsável pela iluminação em LED no varejo, fez uma provocação questionando que muito se fala de Retail Media para os fornecedores, mas quanto de publicidade pode se trazer para dentro das lojas?

“Estamos trazendo a verba de marketing das agências de publicidade para dentro do ponto de venda? Provavelmente ela ainda não veio e este é o grande desafio para o PDV porque ela pode ser uma grande fonte de receita”, diz Albanesi.

O papel da indústria nesse ecossistema também foi levantado no painel. “Para o varejo, existe uma distância grande até a agência de publicidade porque temos a indústria no meio. Para as agências, não éramos um canal escolhido”, diz Paulo Mariano, do GPA.

Segundo Albanesi, é preciso ter uma comunicação digital on e off-line com integração, com uma mensagem certa para expansão da experiência do cliente, além de análise do perfil de compras para uma comunicação dinâmica e direta.

Outro tema abordado no palco da (R)Evolução Digital, na manhã desta terça-feira (14), foi a tecnologia na prevenção de perdas (PP), com Carlos Eduardo Santos, diretor para a América Latina da Sensormartic e presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas).

O executivo defendeu a implementação de diversas ferramentas, incluindo a etiqueta RFID, que faz o rastreamento em tempo real e permite a gestão efetiva nos centros de distribuição e estoques. Essa é uma ferramenta de inteligência tecnológica, que além da transparência nos processos, traz a possibilidade de redução das taxas de desperdício. “O varejo está desperdiçando 1,48% de suas receitas”, afirma Santos. No varejo alimentar, a taxa é de 3,07% em perdas nas lojas de vizinhança. “Não investir em PP traz impacto na redução de vendas e lucratividade”, conclui.

O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW acontece entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais E Melhor e Soluções Do Amanhã.

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