Por Redação
16 de maio de 2024Desenvolvimento das soft skills é peça importante no varejo
Fórum de Pessoas APAS SHOW 2024 by ABRHSP debate necessidade de olhar habilidades intangíveis
O Fórum de Pessoas APAS SHOW 2024 by ABRHSP (Associação
Brasileira de Recursos Humanos), realizado durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, abordou o conhecimento e o desenvolvimento das
soft skills dos profissionais do varejo, como são chamadas as habilidades
intangíveis, relacionadas a aspectos da personalidade que têm ganhado importância
tanto quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho
específico.
"A jornada do colaborador passa sempre por soft skills
dentro das empresas”, explica Eliane Aere, presidente do Conselho da ABRHSP e
CEO Umanmi. A executiva defende que as empresas precisam desenvolver os
profissionais, já que não são todos os líderes que partem do mesmo patamar. “É
importante propiciar o desenvolvimento. Gosto do exemplo da Natura, que
desenvolve as comunidades ribeirinhas na Amazônia para o manuseio da floresta,
de onde tiram o sustento”, afirma.
Nadia Demolir Lacerda, integrante do Corhale ABRHSP (Comitê
RH de Apoio Legislativo) e sócia da Mundie Advogados, ressaltou a Lei da
Igualdade Salarial, que estabelece
diretrizes claras para empresas quanto à igualdade de remuneração entre homens
e mulheres, como uma maneira legal de as empresas promoverem treinamentos para
desenvolver os profissionais. “Os líderes precisam treinar para buscar a
pluralidade, para encontrar as habilidades necessárias”. Mas ressaltou que no
varejo é mais fácil encontrar diversidade nas lojas. Apesar da liderança de
2024 não ser a mesma de anos passados e, por isso, o assunto é legislado.
“Somos responsáveis pela contratação de minorias”, afirma.
Maine Martins, COO da Share People Hub, lembrou que uma das
primeiras campanhas afirmativas no Brasil foi feita por uma rede varejista, a
Magazine Luiza. “O varejo pode ser uma vitrine. Uma grande oportunidade de
vagas afirmativas”, opina.
Atração e engajamento no varejo
Roberta Nunes Barbosa, Gerente de Regionais da ABRHSP, apresentou dados de uma pesquisa recente que mostram que a oportunidade de crescimento é o que mais engaja as pessoas nas empresas, seguida de remuneração e benefícios, a confiança na liderança aparece em terceiro lugar.
“O mundo mudou e as pessoas querem um equilíbrio de vida, não só trabalhar, querem viajar e fazer outras coisas. Não estão erradas, mas como engajar estas pessoas com o trabalho? Muitas vezes, a liderança engaja mais que a própria cultura da empresa”, diz Luciana Bueno, Diretora de Gente e Gestão e Controles Internos do Grupo São Vicente.