Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Redação
16 de maio de 2024

Desenvolvimento das soft skills é peça importante no varejo

Fórum de Pessoas APAS SHOW 2024 by ABRHSP debate necessidade de olhar habilidades intangíveis

O Fórum de Pessoas APAS SHOW 2024 by ABRHSP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), realizado durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, abordou o conhecimento e o desenvolvimento das soft skills dos profissionais do varejo, como são chamadas as habilidades intangíveis, relacionadas a aspectos da personalidade que têm ganhado importância tanto quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho específico.

"A jornada do colaborador passa sempre por soft skills dentro das empresas”, explica Eliane Aere, presidente do Conselho da ABRHSP e CEO Umanmi. A executiva defende que as empresas precisam desenvolver os profissionais, já que não são todos os líderes que partem do mesmo patamar. “É importante propiciar o desenvolvimento. Gosto do exemplo da Natura, que desenvolve as comunidades ribeirinhas na Amazônia para o manuseio da floresta, de onde tiram o sustento”, afirma.

LEIA MAIS

Nadia Demolir Lacerda, integrante do Corhale ABRHSP (Comitê RH de Apoio Legislativo) e sócia da Mundie Advogados, ressaltou a Lei da Igualdade Salarial, que estabelece diretrizes claras para empresas quanto à igualdade de remuneração entre homens e mulheres, como uma maneira legal de as empresas promoverem treinamentos para desenvolver os profissionais. “Os líderes precisam treinar para buscar a pluralidade, para encontrar as habilidades necessárias”. Mas ressaltou que no varejo é mais fácil encontrar diversidade nas lojas. Apesar da liderança de 2024 não ser a mesma de anos passados e, por isso, o assunto é legislado. “Somos responsáveis pela contratação de minorias”, afirma.

Maine Martins, COO da Share People Hub, lembrou que uma das primeiras campanhas afirmativas no Brasil foi feita por uma rede varejista, a Magazine Luiza. “O varejo pode ser uma vitrine. Uma grande oportunidade de vagas afirmativas”, opina.

Atração e engajamento no varejo

Roberta Nunes Barbosa, Gerente de Regionais da ABRHSP, apresentou dados de uma pesquisa recente que mostram que a oportunidade de crescimento é o que mais engaja as pessoas nas empresas, seguida de remuneração e benefícios, a confiança na liderança aparece em terceiro lugar.

“O mundo mudou e as pessoas querem um equilíbrio de vida, não só trabalhar, querem viajar e fazer outras coisas. Não estão erradas, mas como engajar estas pessoas com o trabalho? Muitas vezes, a liderança engaja mais que a própria cultura da empresa”, diz Luciana Bueno, Diretora de Gente e Gestão e Controles Internos do Grupo São Vicente.

Deixe seu comentário