
Por Redação
24 de junho de 2022Empresas adotam estratégias para valorizar mão de obra feminina
A aposta tem o objetivo de combater diferenças entre gêneros no mercado de trabalho
Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 revela que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho no país em 2019. Entre os homens, esse percentual foi de 73,7%.
Confira abaixo empresas que têm apostado em estratégias com objetivo de combater diferenças entre gêneros no mercado de trabalho.
Unilever
A multinacional britânica Unilever tem adotado uma política de flexibilização do expediente de trabalho para as mães. Além de terem a jornada de trabalho encurtada nas sextas-feiras, às mulheres com filhos podem trabalhar no modelo home office por dois dias na semana. Além disso, o crescimento na carreira feminina é estimulado com programas de mentoring, palestras, debates e networking entre suas funcionárias e de outras companhias. Há ainda um programa de desenvolvimento voltado para as trabalhadoras em Singapura, e que as brasileiras também participam.
Amazon
A gigante do e-commerce, Amazon, tem 46,5% das mulheres em posições de liderança nas Amazon Varejo. No Brasil, a empresa trabalha para alcançar equidade na representação das mulheres em seus Centros de Distribuição e Estações de Entrega. No Centro do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, por exemplo, 55% da equipe é feminina, enquanto em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, 63% do pessoal é composto por mulheres.
Além disso, em 2021, a empresa disponibilizou R$5 milhões ao Fundo de Resiliência para Mulheres na Cadeia Global de Valor, que investe na saúde, bem-estar e resiliência econômica de longo prazo das mulheres em todo o mundo, que estão fundamentadas no mercado de trabalho.
Notícias Relacionadas

Pamplona Alimentos lança pizzas artesanais gourmet na APAS SHOW
Leia mais
PepsiCo lança nova turma para capacitação profissional de mulheres
Leia mais