Por Vitor Garcia
24 de junho de 2022Empresas adotam estratégias para valorizar mão de obra feminina
A aposta tem o objetivo de combater diferenças entre gêneros no mercado de trabalho
Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 revela que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho no país em 2019. Entre os homens, esse percentual foi de 73,7%.
Confira abaixo empresas que têm apostado em estratégias com objetivo de combater diferenças entre gêneros no mercado de trabalho.
Unilever
A multinacional britânica Unilever tem adotado uma política de flexibilização do expediente de trabalho para as mães. Além de terem a jornada de trabalho encurtada nas sextas-feiras, às mulheres com filhos podem trabalhar no modelo home office por dois dias na semana. Além disso, o crescimento na carreira feminina é estimulado com programas de mentoring, palestras, debates e networking entre suas funcionárias e de outras companhias. Há ainda um programa de desenvolvimento voltado para as trabalhadoras em Singapura, e que as brasileiras também participam.
Amazon
A gigante do e-commerce, Amazon, tem 46,5% das mulheres em posições de liderança nas Amazon Varejo. No Brasil, a empresa trabalha para alcançar equidade na representação das mulheres em seus Centros de Distribuição e Estações de Entrega. No Centro do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, por exemplo, 55% da equipe é feminina, enquanto em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, 63% do pessoal é composto por mulheres.
Além disso, em 2021, a empresa disponibilizou R$5 milhões ao Fundo de Resiliência para Mulheres na Cadeia Global de Valor, que investe na saúde, bem-estar e resiliência econômica de longo prazo das mulheres em todo o mundo, que estão fundamentadas no mercado de trabalho.