Por Redação
14 de maio de 2024Escolhas éticas continuam no cerne das decisões de compra
Andrea Bell abre palestras do Grande Auditório trazendo importante reflexão aos participantes da APAS SHOW 2024
No primeiro dia de palestras no Grande Auditório, o Congresso
Internacional de Supermercados APAS SHOW, sob o tema "Update-se: o mercado do futuro mais perto de hoje", recebeu Andrea Bell, palestrante internacional com profundo
conhecimento do mercado consumidor e das mudanças comportamentais que impactam
a sociedade.
Requisitada palestrante internacional, aparecendo recentemente no
Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, no MoMA e no Big Show da
NRF em Nova York, Andrea falou sobre a importância de as marcas
reconhecerem que as gerações não são monolíticas, mas multicamadas e
diferenciadas. “A segmentação do mercado está se formando cada vez mais em
torno de estilos de vida e interesses e necessidades compartilhadas, em vez de
marcadores demográficos”, diz.
Para a especialista,
é preciso adotar uma mentalidade agnóstica em relação à idade na criação de
produtos e serviços, priorizando a transparência nas relações, pois ela se
tornará decisiva no relacionamento entre marcas e consumidores. “Escolhas
éticas para consumidores e empresas continuam no cerne das decisões de compra,
assim como marcas que adotaram práticas sustentáveis com sucesso, demonstrando
como a transparência impulsiona a lealdade do cliente e autenticidade”, conta.
Ela abordou ainda sobre como a velocidade também é um fator-chave ao cortejar consumidores modernos, especialmente os mais jovens, que cresceram com infinitas informações e possibilidades ao seu alcance. “Eles passam muito tempo no TikTok, que se tornou o epicentro da cultura, responsável por acelerar os ciclos de tendências. 64% acreditam que o ritmo da cultura está se acelerando. O aplicativo alimenta o 'consumismo romântico' (a noção de que comprar algo nos tornará melhores, mais felizes e mais realizados)”, diz.
“Olhe para o aumento
dos desafios de desinfluência e não compra da moda. Até 2026, os consumidores
estarão recuando contra o consumo excessivo e o anseio por produtos e modos de
vida que parecem mais lentos e melhores, mas as marcas ainda precisarão
ajudá-los a regular suas emoções”, complementa.
espetacular abordagem no sentido amplo, para aonde iremos em termos de consumo como sociedade com livre escolhas