Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Redação
15 de maio de 2024

Fórum de Marcas Próprias discute desafios e sugere oportunidades

Com moderação da Amicci, painéis tiveram boa receptividade do público

O segundo dia do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, nesta quarta-feira (15), contou com uma série de fóruns temáticos com convidados especiais para avançar na discussão sobre o cenário varejista atual. O Fórum de Marcas Próprias APAS SHOW 2024 by Amicci foi um dos mais procurados pelo público e, considerando a quantidade de palmas e de perguntas aos debatedores, teve uma receptividade para lá de positiva.

O Fórum de Marcas Próprias foi dividido em 3 painéis conduzidos por representantes da Amicci. O primeiro debate teve o tema "Construindo Alianças: Marcas Próprias e Redes de Negócios do Varejo" e contou com a presença de Rafael Castro, Gerente Comercial da Rede São Paulo; Marcos Manéa, Diretor da Unibrasil; e Murilo Couto, Diretor Executivo da Rede Brasil. Juntas, as 3 empresas somaram um faturamento de R$ 58 bilhões em 2023.

LEIA MAIS

Os executivos discorreram sobre como as marcas próprias têm um potencial enorme para o supermercadista se destacar e se diferenciar em um mercado tão competitivo. Atualmente, a participação de marcas próprias brasileiras está em 2%, sendo que o mercado mundial opera com 23%.

A importância de educar colaboradores, fornecedores e indústria para a compreensão da relevância da marca própria também foi abordada na discussão.

O segundo painel, "Marcas Próprias 4.0: Quebrando Fronteiras", contou com a presença de Eduardo Finelli, Head de Marcas Próprias da Plurix, e Renan Silva, Gerente de Inteligência Comercial do Grupo Amigão. O principal tópico foi como a percepção de valor das marcas próprias, principalmente no quesito qualidade, mudou drasticamente desde os anos 1990. De produtos de preços baixos e qualidade duvidosa a itens apreciados pelo consumidor e responsáveis por fidelização, as marcas próprias podem alavancar o negócio.

Por último, o painel "Conectando Líderes: Marcas Próprias na Estratégia" teve a participação de Paulo Drago, CEO do Lopes Supermercados, e Allan Gate, Diretor de Marcas Próprias do GPA. Drago reforçou a importância de pensar a marca própria como um diferencial da empresa. Gate endossou o ponto de vista e revelou que pelo segundo ano consecutivo as marcas próprias estão entre os 10 projetos fundamentais do GPA e fazem parte do posicionamento estratégico da companhia.

O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções do Amanhã.

Comentários(1)
reinaldo
17 de maio de 2024 às 14:36

Quanto a questão de marcas próprias, somente não concordo com a questão colocada que deve partir do principio do preço/custo, este principio foi no inicio dos produtos genéricos, depois vieram os primeiros preços, o que marcou a MP com produtos de baixa qualidade, o melhor exemplo que qualidade tem valor, foi apresentação que vi do Grupo Continente de Portugal, na qual a Diretora das MP, demonstrou que o valor da qualidade é superior ao do preço, que em categorias extremamente sensíveis, eles tornaram-se lideres, a questão é a forma como o Supermercado vai trabalhar a sua marca, - tem que ter dedicação, cuidado, e traduzir isto para toda equipe, desde a formatação da linha, até o chão da loja, e tratar o produto exemplarmente, como os fabricantes de suas marcas tratam, - exposição, apresentação, qualidade, degustação, informação, não é só colocar o produto na gondola, e deixar muitas vezes a responsabilidade ao fabricante do produto, - ter um depto. ativo, consistente, porque a marca é sua, - o desenvolvimento junto a indústria tem que ser conjunto, produtor parceiro, responsavel, respeitando todas as normas legais, básicas, temos varios exemplos na Europa como Mercadona, um dos bons exemplos de como trabalhar a sua marca.

Responder
Deixe seu comentário