Por Redação
15 de maio de 2024Os desafios da integração das vendas físicas e digitais
Auditório (R)Evolução Digital levanta debate sobre a nova jornada do consumidor
Sob o tema “Receita Recorrente: O Poder dos Modelos de Assinatura,
Alexandre Magno, VP comercial do Grupo Wine, pioneiro no e-commerce de vinhos,
falou dos benefícios para manter o engajamento e a fidelidade do assinante,
durante o Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024, nesta
quarta-feira (15). A empresa aposta em benefícios como descontos em todo varejo
para o consumidor comprar mais, frete grátis, cashback, além de uma curva
crescente na jornada do assinante para que ele experimente novas opções de
produtos.
Apesar disso, segundo Magno, o NPS, índice que mede a experiência
do cliente, está diretamente conectado à entrega dentro do prazo e ao
atendimento do call center. “Temos uma relação mais íntima com o cliente,
porque temos que entendê-lo melhor por meio da escuta ativa para saber quais são
suas demandas”, disse Magno.
Entre os principais desafios do modelo de negócios por assinatura,
o executivo citou a Proposta de Valor forte que gere fidelização; a equipe com
skills de assinatura; o investimento em tecnologia e na plataforma; estratégia
robusta de aquisição e com pessoas habilitadas; e a mentalidade de
desenvolvimento de produto e melhoria contínua das pessoas.
“Integrando a Loja Física e a Loja Digital”, foi tema da segunda palestra do auditório temático, na qual Fabrizzio Topper, professor e especialista digital, apresentou os marketplaces e ecossistemas como a globalização e o foco na última milha da transformação digital dos dias atuais.
De acordo com Topper, vivemos a quarta revolução industrial com uma sociedade hiperconectada, que chegou até aqui por um processo de evolução lento e cadenciado de consumo. “O que nos levou à mudança foi a comunicação. Mudamos da ligação para as mensagens, fomos para social, organizamos o conteúdo nas playlists, a mobilidade pelo GPS, chegando aos meios de pagamento. Não fazemos mais nada sem o celular”, falou.
E, diante desse cenário, o omnichannel tem se transformado para a integração com interações variadas, a todo momento atraindo o consumidor.
As engrenagens digitais são novas formas de atrair e converter. O Retail Media é fonte de atração e receita para o varejo, como por exemplo a atuação da Amazon frente as novas formas de buscar o cliente e monetizar com anúncios. “O consumidor é híbrido, a compra não é mais linear, nem em um canal apenas”, afirmou.
E para se preparar para um e-commerce rentável, Maria Eduarda Cyreno, Head de Consumíveis da Amazon, apresentou as estratégias da empresa presente em 24 países com sites e entrega de mais de 220. “É focar no cliente. E consideramos clientes, vendedores, empresas, desenvolvedores e os criadores de conteúdo”, contou.
De acordo com a executiva, a companhia considera o pensamento de longo prazo nas tomadas de decisões, balizada pelo tripé preço, seleção e conveniência. Além de times pequenos e não hierárquicos que se movem com rapidez e autonomia.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece
dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções Do Amanhã.