Por Redação
15 de maio de 2024“Vista o calçado do cliente”, sugere João Branco, ex-CMO do McDonald’s
Executivo abre segundo dia de palestras do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW
Abrindo o
segundo dia de palestras do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW,
nesta quarta-feira (15), no Grande Auditório, João Branco, ex-Chief Marketing
Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados, trouxe importantes reflexões
sobre o papel do marketing nos dias atuais e a necessidade de “desmarketizar-se,
ou seja, de dar fim ao marketing com cara de marketing”. Em outras palavras, Branco
defendeu que o propósito é o que diferencia uma marca das demais, e que ele é
mais importante do que nunca para as marcas.
“Os
consumidores estão cada vez mais exigentes e querem se relacionar com marcas
que compartilham seus valores. As
marcas com propósito são mais memoráveis, relevantes e engajadoras”, afirmou o
executivo.
Branco ressaltou ainda que se foi a época em que o marketing interesseiro
surtia efeito, e que, atualmente, os clientes estão mais preocupados com marcas
que oferecem muito além das vendas ou de empurrar um produto à força.
Autor dos livros Dê propósito e Desmarketize-se, Branco contou algumas experiências que adquiriu ao trabalhar na marca de fast food, inclusive alguns erros cometidos e trouxe dicas importantes: “Quanto mais você coloca no seu marketing pessoas que são diferentes do seu cliente, mais você acaba dizendo que o seu produto não é para ele; tenha consistência e constância; busque se relacionar com os clientes de maneira que ele saiba que você se importa com ele; e, sobretudo, seja uma marca autêntica, verdadeira”, disse.
O profissional finalizou sua palestra falando sobre a necessidade de se
desenvolver alguém do seu time que seja capaz de preencher o vazio do cliente,
ou seja, “que vista o seu calçado” e que entenda exatamente o que ela espera do
seu produto ou serviço.
Excelente reflexão!