Por Redação
4 de novembro de 2024Eletroportáteis ganham espaço nos supermercados: marcas reforçam estratégias na Black Friday
Mallory conquista consumidores nos supermercados com experiência que permite interagir com os produtos nas gôndolas
O mercado de eletroportáteis no Brasil tem mostrado um crescimento notável nos últimos anos, especialmente dentro dos supermercados. Segundo um estudo da Nielsen, em 2023, a venda de eletroportáteis dentro desse canal cresceu 15% em comparação ao ano anterior, impulsionada pela conveniência em adquirir esses produtos, que facilitam o dia a dia do consumidor, durante as compras nos supermercados. Dados de uma pesquisa da Associação Brasileira de Eletrodomésticos (ABREE) indicam que 40% dos consumidores optam por adquirir eletroportáteis em supermercados, o que reflete a importância desse canal para as marcas.
Com a proximidade da Black Friday, as marcas de eletroportáteis estão intensificando suas estratégias para conquistar os consumidores em um ambiente competitivo e, durante esse período, as promoções e o aumento da visibilidade dos produtos nas gôndolas se tornam diferenciais. A Mallory, por exemplo, é uma das marcas que vê no supermercado um ponto de venda estratégico para o lançamento de novas cafeteiras, sanduicheiras e ferros elétricos, produtos que a marca tem apostado para ampliar sua participação de mercado e atrair os consumidores.
Para entender mais sobre a relevância do canal, a estratégia da marca e, principalmente, como aproveitar a Black Friday para ativar as vendas dos eletroportáteis nos supermercados, a SuperVarejo entrevistou Kedma Vieira, gerente de trade marketing da Mallory. Confira a entrevista na íntegra.
SuperVarejo: Como a Mallory vê a relevância dos supermercados como canal de venda para a categoria de eletroportáteis, especialmente em comparação com outros canais de varejo?
Kedma Vieira: Os supermercados desempenham um papel crucial como canal de venda para a categoria de eletroportáteis, pois estão intimamente ligados às necessidades diárias dos consumidores, oferecendo um mix de produtos para facilitar suas rotinas. É fundamental estarmos nesse canal, pois oferecemos uma ampla gama de produtos que atendem diversas necessidades e categorias.
SV: Quais estratégias a Mallory está adotando para fortalecer sua presença no varejo físico e maximizar a experiência do consumidor ao interagir com os produtos nas gôndolas?
KV: Nossa estratégia no varejo físico envolve a presença de promotoras altamente capacitadas, que desempenham um papel fundamental tanto na apresentação dos produtos quanto na identificação das necessidades dos clientes. Essa abordagem personalizada nos permite oferecer recomendações mais precisas e criar uma conexão mais forte com o consumidor e promovendo uma experiência de compra mais completa e satisfatória.
Além disso, estamos implementando ativações figital que integram o ambiente online às lojas físicas. Isso amplia a experiência do cliente, conectando o melhor do digital e do físico para proporcionar mais conveniência e interatividade no ponto de venda.
SV: Como a marca planeja se destacar em um ambiente tão competitivo durante a Black Friday, e que ações específicas vocês estão implementando para atrair consumidores para os eletroportáteis?
KV: A Black Friday é, sem dúvida, um período estratégico para avaliar o desempenho no varejo antes das festas de fim de ano. Estamos focados em uma atuação omnichannel com forte presença, tanto nas lojas físicas, quanto no ambiente online. Nosso destaque será em ofertas imperdíveis para produtos de grande demanda como air fryers e mixers, criando oportunidades atrativas para engajar os consumidores e ampliar nosso alcance durante esse período competitivo.
SV: De que forma a Mallory está utilizando feedbacks dos consumidores para ajustar sua oferta de produtos e melhorar a experiência de compra nos supermercados?
KV: Na Mallory, o feedback dos consumidores é uma prioridade. Ele nos permite identificar oportunidades de melhoria, corrigir eventuais falhas e ajustar nossa oferta para atender melhor às expectativas dos clientes. Utilizamos esses insights para desenvolver inovações e garantir que nossos produtos ofereçam qualidade e proporcionem a melhor experiência de compra, especialmente nos supermercados, onde a proximidade com o consumidor é essencial.