Por Redação
30 de julho de 2024Marcas aproveitam as Olimpíadas para ganhar visibilidade e associar seus produtos ao esporte
Gigantes do segmento de bebidas como Coca-Cola e Ambev criam ações especiais e marketing para a ocasião
Grandes eventos esportivos, que atraem a atenção de um grande público, são sempre oportunidades de garantir mais visibilidade para as marcas, principalmente no setor de alimentos. Além de aproveitar para lançar novos produtos e embalagens, é a chance de criar um vínculo forte com o esporte e, consequentemente, com a saúde. E esse ano não está sendo diferente. Os Jogos Olímpicos iniciaram na última sexta-feira (26) e imagens e temas ligados aos esportes já dominam vitrines, gôndolas, anúncios e, principalmente, a conversa dos consumidores.
“Em tempos de Olimpíadas, grandes marcas aproveitam o momento para explorar o potencial do evento, que nesta edição ocorre em Paris, na França. Nas próximas semanas, vamos observar diferentes estratégias de marketing, que buscam criar uma identidade ainda maior com o público. Essas companhias já conhecem o potencial das competições mundiais e como elas podem reverter em vendas maiores nas gôndolas. O investimento é alto, mas o payback costuma surpreender, por isso as grandes empresas sempre estão atentas”, ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e primeiro vice-presidente da ALAS (Associação Latino-americana de Supermercados).
Dois gigantes da área de bebidas já lançaram suas novidades. A Ambev está investindo na popularização da cerveja Corona Cero como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024. A versão sem álcool da cerveja mexicana já ganhou um trade anunciando promoções com brindes - ecobags, bonés, toalhas - em algumas redes de supermercados. No Brasil, a Corona virou a principal aposta da Ambev no mercado das linhas premium. No primeiro trimestre deste ano, em comparação com as vendas do mesmo período em 2023, houve um aumento de 70%, tornando o mercado brasileiro o segundo maior consumidor da Corona tradicional. Em junho, a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos ampliou o portfólio, incluindo garrafas retornáveis de 600 ml, vendidas nos supermercados. A ideia da companhia é ampliar a sustentabilidade da Corona, que já é produzida com produtos naturais, oferecendo 100% da bebida em embalagens sustentáveis até 2025.
Outro gigante do segmento de bebidas que tem tradição nos grandes eventos esportivos é a Coca-Cola, com 96 anos de parceria com os Jogos Olímpicos. A popular marca de refrigerantes optou por literalmente "abraçar" o espírito olímpico com embalagens temáticas para um dos seus principais produtos: a latinha de Coca-Cola. As ilustrações foram produzidas pelos artistas Laura Normand, Aurélia Durand e Bruno Mangyoku, formando um abraço quando duas latas são colocadas juntas, dando vida ao design através da união física. A novidade cria um vínculo emocional com os consumidores e tem tudo para virar um artigo de coleção, como já aconteceu com tantas outras edições da bebida. A estratégia faz parte da campanha global “É mágico quando o mundo se une” e já pode ser encontrada nas lojas de supermercados.
Inverno começa com venda de bebidas aquecidas
O segmento de bebidas, desde o início do inverno, está aquecido. As altas temperaturas do mês de junho asseguraram que a venda de refrigerantes fossem 18,8% maiores que as do mesmo período no ano passado. As cervejas também tiveram um aumento, de 7,1%, e os sucos de fruta com 9,6% de crescimento, de acordo com dados da Scanntech. Esse número pode crescer ainda mais com o aumento da procura dessa categoria pelos clientes para acompanharem os jogos olímpicos.