Por Redação
16 de maio de 2024“É pelas emoções que nos conectamos com a vida”, diz sócia da Escola Atemporal
Auditório Cultura Transformadora tem discussão sobre competências para o futuro
O último dia de apresentações no Auditório Cultura
Transformadora, do Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024,
nesta quinta-feira (16), trouxe como tema central “Competências para o Futuro”.
Gabriela Presto, sócia da Escola Atemporal, começou sua palestra levando todos
a refletir sobre como estamos gerenciando as nossas emoções. “Se têm uma
competência atemporal é a Inteligência Emocional: ela é chave para o agora e
para qualquer futuro e nos acompanha bem antes da nossa mente e, por estarem há
tanto tempo em nós, é pelas emoções que nos conectamos com a vida: dentro e
fora de nós”, afirmou. E foi além: “são por elas que vemos e interagimos com a
realidade”.
Gabriela afirmou que o medo pode surgir pelo nível de ameaça
ao negócio e a raiva pelos obstáculos que precisam ser superados. Pois é, não se
pode controlar as emoções, mas se pode (e deve) escolher o que fazer com elas.
“Quando gerimos nossas emoções, engajamos mais e construímos resultados mais
sustentáveis ao negócio”, disse.
Na sequência, Renata Andrade, Diretora Técnica do Instituto
Diversitas, ministrou a palestra “Acesso e Acessibilidade Promovendo a
Igualdade”, sobre a importância de se abordar a acessibilidade física no varejo
sob a perspectiva da inovação e da estratégia de negócios, transcendendo a
ideia de simples conformidade. “Ela se torna um diferencial competitivo, uma
maneira de ampliar e fidelizar o mercado consumidor e, simultaneamente,
contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, falou. Integrar a
acessibilidade como uma dimensão estratégica do negócio significa reconhecer e
valorizar a diversidade humana, atendendo às necessidades de todos os clientes
e, assim, promover uma experiência de compra inclusiva, acolhedora e
significativa para o negócio.
Finalizando os trabalhos, Artur Motta, Doutor e Mestre pela FGV-EAESP, mediou um debate entre Léo Carvalho, Head Digital Learning da Leroy Merlin, e Sergio Borriello, Mantenedor do Colégio Caetano Álvares, sobre educação à distância (EAD), que é uma tendência cada vez mais presente no ambiente de negócios. “Em primeiro lugar, porque a necessidade de atualização é uma constante. Somos aprendizes para toda a vida. É o life long learning”, disse Mota. “Em segundo lugar, com o advento da internet, as limitações geográficas caíram por terra. Dessa forma, é possível aprender de qualquer lugar, a todo momento, utilizando as ferramentas de tecnologia”, afirmou.
Por fim, os profissionais destacaram que essas ferramentas digitais propiciam o ganho de produtividade, já que é possível aprender de forma customizada, conforme nossas preferências e necessidades. “Não há mais a necessidade de deslocamento e presença virtual. Essas características fazem o aprendizado à distância uma grande tendência no setor varejista”, concluiu Mota.
O Congresso Internacional de Supermercados APAS SHOW 2024 acontece
dentro da APAS SHOW 2024, entre os dias 14 e 16 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo (SP). As palestras acontecem no Grande Auditório e em 6 auditórios
temáticos: Cultura Transformadora, Consumo em Transformação, (R)Evolução
Digital, Estratégia Visionária, Vender Mais e Melhor e Soluções do Amanhã.