Por Redação
26 de setembro de 2024Marcas de shampoo investem no mercado infantil e transformam o supermercado em experiência
Com o segmento de cuidados infantis crescendo 45,6% nos últimos seis anos, supermercados desempenham papel estratégico na promoção e visibilidade da categoria
O mercado de produtos de cuidados pessoais para crianças está crescendo a passos largos, impulsionado por um público cada vez mais exigente e bem informado em busca de produtos que atendem demandas específicas dos pequenos. Sem perder tempo, grandes marcas reconhecidas na categoria de shampoos começam a perceber o potencial de novas linhas dedicadas ao público infantil.
De acordo com dados da Euromonitor, o segmento de cuidados infantis no Brasil registrou crescimento de 45,6% nos últimos seis anos e, em 2023, movimentou R$ 3,9 bilhões. Fernando Marchesini, coordenador e professor de MBAs da FGV, explica que, apesar do envelhecimento populacional, os pais continuam priorizando a compra de produtos para os filhos, o que faz do segmento infantil um mercado em constante expansão. “As marcas estão atentas a esse movimento e enxergam oportunidades de expandir suas linhas de produtos, especialmente quando se trata de shampoos e condicionadores”, afirma.
Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis da Huggies, reforça que o desenvolvimento de produtos voltados para crianças exige um cuidado especial. “O consumidor de produtos para o público infantil é cada vez mais informado e os pais buscam opções seguras. A Huggies, que recentemente entrou no segmento com sua linha de shampoos infantis, aposta em ingredientes naturais e em uma abordagem que conecta a funcionalidade do produto com a diversão, algo fundamental para engajar o público”, explica.
O papel estratégico dos supermercados
Para o professor Marchesini, as crianças têm um papel crescente na decisão de compra, especialmente quando se trata de produtos que envolvem beleza e autocuidado. “Desta forma, as marcas precisam atender às expectativas dos pais e, ao mesmo tempo, cativar diretamente as crianças”, diz. “Os supermercados desempenham um papel crucial na visibilidade desses produtos. Trabalhar de forma adaptável com o varejo, criando soluções criativas que atraiam os consumidores, é fundamental para o sucesso de um lançamento”, pontua o gerente de marketing de cuidados infantis da Huggies.
Fernando Marchesini complementa que as redes varejistas devem criar ambientes que facilitem o acesso das crianças aos produtos. “A disposição das gôndolas, na altura ideal para o público infantil, é essencial para que eles tenham a experiência de escolha, além de ações de promoção e divulgação direcionadas aos pais”, destaca.
De acordo com Sparapani, a Huggies utiliza pontos extras em áreas estratégicas das lojas e investe em marketing de influência para amplificar o alcance dos produtos. “Nossa pesquisa mostrou que 43% das mães lavam o cabelo das crianças pelo menos três vezes por semana, e a necessidade de produtos de qualidade e seguros é evidente. Oferecemos linhas que atendem a essas necessidades, sempre de forma divertida”, diz o executivo.